sábado, 19 de fevereiro de 2011

O que querem os Jovens - JS apresenta propostas ao Presidente da Câmara Municipal da Nazaré



A Juventude Socialista reuniu hoje com o Eng. Jorge Barroso para apresentar propostas no sentido de fazer a Nazaré um concelho melhor para os jovens.

A implementação do Conselho Municipal Jovem, prevista na lei desde Fevereiro de 2009 e ainda por efectivar na nossa vila foi uma das reivindicações apresentadas.

Este importante órgão é fundamental para trazer os jovens para o debate político público da vida da vila e confere-lhe competências extremamente importantes na definição do orçamento municipal de juventude.

Afim de auxiliar na concretização desta ideia, a Juventude Socialista da Nazaré apresentou para servir de ferramenta de discussão uma proposta de regulamento já por nós trabalhada, que deverá depois de concluído, ser aprovado e homologado pela Assembleia Municipal da Nazaré.

Pretendemos fazer política de forma nova e para os novos. O afastamento dos jovens da vida política em geral tem tanto de cliché como de real. A verdade é que são poucas as iniciativas apresentadas aos jovens no sentido de os motivar a uma participação efectiva e dinâmica nas questões políticas do concelho. É necessário uma maior aproximação aos jovens por parte da autarquia, numa perspectiva de diálogo construtivo, sobretudo com o intuito de os levar a sentirem-se úteis na construção de uma Nazaré que deve ser na nossa perspectiva, indubitavelmente pró-jovem.

Nesse sentido, foi lançado ao chefe do executivo municipal o desafio de um Orçamento Jovem Participativo. As autarquias devem, tanto quanto possível, fazer um esforço por se aproximarem das aspirações dos seus munícipes. O Orçamento Jovem Participativo permitirá aos jovens perceber de forma clara a verba que a autarquia está disposta a colocar à disposição, para que estes definam responsavelmente prioridades de acordo com o seu entender

Para uma definição clara de uma Política de Habitação Jovem, e porque é de vital importância a fixação de jovens na Nazaré, concelho de origem, inclusive do ponto de vista social, possibilitando-se toda uma série de sinergias familiares, como por exemplo, os avós que cuidam dos netos – filhos de um jovem casal – e que mais tarde podem vir a ser apoiados por esses jovens e pelos próprios netos:

A JS reclama a incorporação de quotas de habitação jovem a custos controlados nas áreas urbanizáveis, ou em alternativa, a exigência junto aos promotores de empreendimentos, da introdução de uma quota mínima para habitação jovem a custos controlados na sequência do licenciamento de novos loteamentos e urbanizações.

Ao mesmo tempo a Câmara Municipal deve implementar um regime de isenções e reduções das taxas municipais (IMI, Água, Saneamento, Resíduos Sólidos…), que não tendo um impacto financeiro significativo no orçamento municipal, uma vez que se destinam a uma faixa claramente limitada, constituem uma forma de melhorar o orçamento das famílias e dos mais jovens.

Estas medidas que contribuem para uma Política de Habitação Jovem, para além de ajudar a fixar jovens no concelho, contribuirão para a solidariedade social entre gerações familiares e ajudarão também na emancipação, um problema que aflige a classe.

Por fim neste primeiro encontro da JS com o Eng. Jorge Barroso, foi sugerida a adesão do município da Nazaré ao Cartão Jovem Municipal EYC

O CJM EYC é um cartão destinado aos jovens dos 12 aos 30 anos de idade, inclusive, que proporciona descontos imediatos em diversos serviços públicos e privados. A autarquia deverá estabelecer acordos com entidades privadas do concelho para assegurar aos jovens reduções no preço de acesso a serviços por elas prestados, ou a produtos por elas comercializados. Asseguraria igualmente preços reduzidos nos serviços públicos municipais aos portadores do cartão, inserindo-se na rede de acordos da Movijovem, pertencente ao Instituto Português da Juventude.

A Juventude Socialista da Nazaré vai continuar a trabalhar no sentido de defender os desejos de todos os jovens do Concelho e pugnará com todos os meios à disposição, para termos cada vez mais um concelho à nossa medida e imagem. Saudações Socialistas.

O FUTURO SOMOS NÓS

Um comentário:

  1. Jovens, é com muito agrado que constacto que para a Nazaré há esperança. É em vocês, na Juventude, que temos que depositar confiança, face aos erros dos seniores que têm dirigido a nossa estimada Terra.
    Apreciei as vossas propostas.
    Talvez, se vos derem a possibilidade e aceitarem o vosso repto, percebamos todos que afinal, esta, não é uma geração tão parva como a pintam.
    Parabéns, vou continuar atento.

    ResponderExcluir