domingo, 6 de fevereiro de 2011

JS Nazaré vai ajudar pensionistas no registo e declaração online de IRS

Numa medida que permitirá uma poupança estimada de 200 mil euros, burocracia e papel, a partir do próximo ano, os pensionistas vão passar a receber a declaração de IRS pela Internet. 

Este é o último ano que a Caixa Geral de Aposentações fornece em papel a declaração das pensões e deduções para efeitos de IRS. Os pensionistas vêm-se, assim, obrigados a usar a Internet, e para isso, terão de estar previamente registados no site. 

Esta alteração afectará uma classe idosa com baixo nível de escolaridade, desconhecimento das novas tecnologias e falta de conhecimentos tecnológicos básicos que se constituem um entrave.

A maioria dos pensionistas da Nazaré não tem acesso a um computador em casa e, não estão habilitados para, autonomamente, processar a informação online. Por estas razões, a alternativa passa por recorrer a familiares, vizinhos ou a entidades como as Juntas de Freguesia.

A Juventude Socialista da Nazaré desde já se assume como disponível, atenta e solidária para próximo dos mais idosos ajudar no que for necessário, aproveitando a facilidade e o conhecimento que os mais jovens têm dos computadores e Internet, colocando-se ao dispor da população com uma rede de voluntários, quando o formato de papel for finalmente extinto.

O FUTURO SOMOS NÓS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário