sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Programa Voluntariado Jovem para as Florestas 2011

O Programa “Voluntariado Jovem para as Florestas” tem como objectivo incentivar a participação dos jovens na preservação da natureza e da floresta, em particular, contribuindo para a mitigação dos incêndios florestais, através de acções de prevenção, nomeadamente a sensibilização da população para o risco de incêndio, a vigilância e a limpeza do lixo das áreas florestais e parques de merendas, garantindo assim uma menor probabilidade de ocorrência de incêndios florestais.

O programa anual decorre entre 1 de Junho e 30 de Setembro e inclui uma “bolsa de voluntariado diária de 12 euros”, destinada a ajudar a cobrir despesas de alimentação e transporte. Os jovens estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais. O IPJ disponibiliza o material de identificação dos jovens voluntários (t‐shirt, boné e mochila) e o respectivo cartão identificador de voluntário.



Voluntariado Jovem para as Florestas 2011

Em 2011, quando se celebra conjuntamente o Ano Internacional da Juventude, o Ano Internacional das Florestas e o Ano Europeu do Voluntariado, o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP) e a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto pretendem fazer crescer este programa.

Assim, a verba disponibilizada pelo MADRP, através do Fundo Florestal Permanente, irá ascender a 1M € e o período de actuação é alargado de 1 de Abril a 30 de Novembro, permitindo deste modo aumentar o número de jovens no programa (pelo menos 5.000 jovens). O programa também irá inovar e este ano, pela primeira vez, serão incluídos nas actividades campos de trabalho ligados à vigilância e protecção da floresta.

Se estás interessado em participar contacta a Juventude Socialista Nazarena, que te ajudará nos esclarecimentos e no processo de candidatura.

No ano de 2010 foram detectadas1.724 deflagrações de incêndios, recolhidas 17 toneladas e 155 kg de lixo, e foi limpa uma área de floresta de 890 hectares.

Áreas de Actividade

- a sensibilização das populações para o risco de incêndio;
- a vigilância;
- a limpeza do lixo das áreas florestais e dos perímetros urbanos, garantindo assim uma menor probabilidade de ocorrência de incêndios florestais;
- a participação nos trabalhos de inventariação de necessidades de intervenção em termos de limpeza e registo de ocorrências, de modo a que em colaboração com a Direcção-Geral dos Recursos Florestais consigamos reunir dados, também para programação de acções futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário